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Testes Psicológicos de Memória

Atualizado: 3 de mar. de 2023


A memória pode ser definida como a capacidade de aquisição, formação, conservação e evocação de informações (Izquierdo, 2011). É o processo cognitivo que permite recorrer às experiências passadas a fim de usar essas informações no presente (Sternberg, 2000).


Ela não é uma habilidade unitária, mas o conjunto de um diferentes subsistemas, com bases neurológicas independentes, mas que trabalham muitas vezes de forma relacionada (Squire, 2009). Alguns dos subsistemas são:


  • Memória operacional/de trabalho/de curto prazo: permite o armazenamento temporário e a manipulação mental de informações.

  • Memória de longo prazo: responsável pelo armazenamento duradouro de informações (divide-se entre implícita e explícita).

  • Memória implícita/não-declarativa: é a parte da memória de longo prazo que permite que experiências passadas interfiram no desempenho ou comportamento do indivíduo sem que haja consciência destas experiências anteriores.

  • Memória explícita/declarativa: é a memória de longo prazo de informações que se encontram conscientemente disponíveis (divide-se entre memória semântica e episódica).

  • Memória episódica: recordação de fatos e eventos aos quais assistimos ou participamos.

  • Memória semântica: espaço da memória explícita em que são armazenados conhecimentos gerais a respeito das palavras e do mundo.


A memória pode ser afetada pela idade (pelo processo de comprometimento cognitivo leve que ela causa), por alguns transtornos psiquiátricos e quadros demenciais.

Medir a memória é vital para descobrir indícios de transtornos e alterações cognitivas, além de prever o nível de produtividade.

Áreas da psicologia que se beneficiam com a testagem:


 

Testes psicológicos que medem a memória

1. BFM-2 (TEMPLAM)

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: Investigar, avaliar e mensurar a memória de longo e curto termo.

Público-alvo: Adultos com idade mínima de 18 anos.

Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado (3 minutos).

O teste é composto por placas relacionadas ao transito. De acordo com os vários raciocínios envolvidos, o candidato assinala o maior número de respostas corretas dentro do tempo limite. A correção é realizada pelo total de acertos, avaliação quantitativa e qualitativa.

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo. Não possui suporte informativo.



 

2. BGFM-4 (TMR)

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: O TMR visa investigar, avaliar e mensurar tanto a memória de curto termo como a memória de longo termo.

Público-alvo: Adultos com idade mínima de 15 anos.

Aplicação: Individual ou coletiva, com um tempo determinado (3 minutos).

O teste TMR é composto por figuras geométricas , dentre as quais o sujeito deve encontrar as figuras corretas, de acordo com o modelo apresentado. Neste quarto volume BGFM-4 – Teste de Memória de Reconhecimento, a função mental que está sendo pesquisada é a memória de reconhecimento, e o teste correspondente é o Teste de Memória de Reconhecimento (TMR). A forma de apresentação do TMR foi baseada no TEMPLAM que faz parte da BFM-2 – Bateria de Funções Mentais para Motorista Teste de Memória de Placas para Motorista. Enquanto o TEMPLAM é um teste de memória de reconhecimento de placas, abarcando material visual e verbal, o TMR é um teste de memória de reconhecimento visual. A correção é realizada pelo total de acertos, avaliação quantitativa e qualitativa.

Não há suporte informatizado.


 

3. Figuras complexas de Rey

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: As Figuras de Rey objetivam avaliar a atividade perceptiva e a memória visual, nas fases de cópia e reprodução de memória. Seu objetivo é verificar o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e o que foi conservado espontaneamente pela memória.

Público-alvo: Dos 5 a 88 anos de idade para Figura A e de 4 a 8 anos para a Figura B.

Aplicação: Individual e presencial.

O avaliado recebe um desenho ao qual deve copiar e após terminar, depois de um curto período de tempo (3 minutos), deve desenhá-lo novamente utilizando a memória. Não há suporte informatizado.



 

4. MVR

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: Avaliação da capacidade do indivíduo em memorizar rostos e informações associadas a eles (nomes e sobrenomes, profissão, localização etc.).

Público-alvo: 18 a 80 anos.

Aplicação: Coletiva e Individual, com 4 minutos de memorização e 6 de resolução.

Teste de memória que visa avaliar a capacidade de memorizar rostos e informações ligadas a ele. Há correção informatizada.



 

5. MVT

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: O MVT Objetiva avaliar a memória visual de reconhecimento, que se refere à capacidade de identificar um estímulo, informação ou objeto como algo anteriormente já visto, retido por um breve período.

Público-alvo: 16 a 67 anos.

Aplicação: Individual ou coletiva, com 4 minutos de memorização e 6 de resolução.

O Teste de Memória Visual para o Trânsito (MVT) caracteriza-se como um teste de memória com placas de trânsito. O avaliando deve identificar placas previamente apresentadas e recordá-las após um determinado tempo. Há correção informatizada.



 

6. TEM-R-2

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: O Teste de Memória de Reconhecimento – 2 (TEM-R-2) tem por objetivo avaliar a capacidade de um indivíduo em identificar qualquer tipo de estímulo ou situação visualizados anteriormente. Trata-se de um processo que exige recordação e familiaridade.

Público-alvo: 15 a 87 anos.

Aplicação: A aplicação pode ser individual ou coletiva, em formato lápis e papel, informatizada ou remota. Todo o seu processo de aplicação não ultrapassa 10 minutos, sendo dois minutos o tempo determinado para responder à tarefa.

Teste para medir memória que exige recordação e familiaridade. Conta com aplicação e correção on-line.



 

7. TEPIC-M-2

RESTRITO À PSICÓLOGOS

Objetivo: O TEPIC-M-2 apresenta estímulos figurais que devem ser memorizados utilizando a memória de curto prazo, avaliada nesse teste.

Público-alvo: 15 a 92 anos.

Aplicação: Pode ser aplicado de forma individual ou coletiva. O tempo de aplicação do teste é de, aproximadamente, cinco minutos, incluindo as instruções e a tarefa propriamente dita.

O Teste Pictórico de Memória – 2 (TEPIC-M-2) caracteriza-se como uma medida de memória de curto prazo, compreendida como a capacidade de um indivíduo para recuperar uma informação em um curto período de tempo, e tem por finalidade avaliar a memória visual de pessoas por meio de estímulos visuais, representando substantivos concretos. Há possibilidade de correção online.



 

AVISO IMPORTANTE

  1. NENHUM TESTE É RESPONSÁVEL POR DIAGNOSTICAR UM TRANSTORNO. O diagnóstico tem que ser estruturado por um raciocínio clínico e de uma avaliação completa - que inclua entrevistas, observação, teste, entre outros processos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Borsa, J. C., Lins, M. R. C. & da Rosa, H. L. R. S. (2022). Dicionário de Avaliação Psicológica. Editora Vetor.



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