top of page

Entenda melhor sobre o desenvolvimento infantil

Atualizado: 14 de ago. de 2023



O desenvolvimento humano é um processo dinâmico que envolve mudanças biológicas e psicológicas, permitindo que a criança adquira novos comportamentos e modifique os antigos. Nesse sentido, o desenvolvimento neuropsicomotor refere-se à progressiva aquisição de habilidades motoras e psicocognitivas de maneira ordenada e sequencial, como descrito por Piaget (1980).


Um dos marcos mais notáveis nos primeiros anos de vida é a aquisição da linguagem. Aos cinco anos de idade, as crianças dominam os sons e a gramática do seu idioma, adquirindo um vocabulário de milhares de palavras.


As habilidades linguísticas das crianças pequenas são essenciais para o sucesso interpessoal e acadêmico. Portanto, é crucial ter descrições do desenvolvimento normativo que possam identificar crianças com comprometimento de linguagem e compreender os mecanismos de aquisição da linguagem, o que pode servir como base para otimizar o desenvolvimento de todas as crianças.


A aprendizagem da criança inicia-se muito antes de sua entrada na escola, uma vez que, ela já está exposta desde o primeiro dia de vida aos elementos do seu sistema cultural, e à presença do outro se torna indispensável para a mediação entre ela e a cultura (DANTAS, 1990).


Em relação a linguagem, nos primeiros momentos de vida, a criança não compreende o que lhe é dito, mas aos poucos começa a atribuir significado ao que escuta. O mesmo processo ocorre com a produção da linguagem falada. O entendimento e a produção da linguagem oral evoluem ao longo do tempo. Existem diferentes tipos de linguagem, como a linguagem corporal, a linguagem falada, a linguagem escrita e a linguagem gráfica. Para se comunicar, a criança utiliza a linguagem corporal, como mímica e gestos, além de iniciar a produção da linguagem falada, mesmo que ainda não consiga falar fluentemente.


A personalidade de cada pessoa é única e sua construção ocorre nos primeiros anos de vida, estabelecendo a base para a infância, adolescência, juventude e fase adulta. É por isso que cuidar das crianças é crucial para o seu desenvolvimento emocional saudável. Conhecer o mundo e sentir-se seguro é essencial para aqueles que acabaram de passar pelo trauma do nascimento e entraram no mundo real. Nessa fase, estabelecer um vínculo mãe-filho é de extrema importância para que o bebê se sinta seguro e possa prosseguir em sua aventura de descobrir o mundo.


Crianças com habilidades normais geralmente necessitam apenas de experiências interativas e conversas para adquirir a linguagem. No entanto, muitas crianças podem não ter experiência suficiente com esse tipo de interação para alcançar o máximo desenvolvimento da linguagem. Os pais devem ser incentivados a tratar seus filhos como interlocutores desde os primeiros meses de vida.


 



Referência: TANCREDI, Cleunice Carvalho da Rosa et al. O desenvolvimento infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 8, n. 2, fev. 2022. ISSN - 2675-3375. Disponível em: <doi.org/10.51891/rease.v8i1.4274>


 

TESTE PSICOLÓGICO PARA AUXÍLIO COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL:




 

AVISO IMPORTANTE:

  1. NENHUM TESTE É RESPONSÁVEL POR DIAGNOSTICAR. O diagnóstico tem que ser estruturado por um raciocínio clínico e de uma avaliação completa - que inclua entrevistas, observação, teste, entre outros processos.





87 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page