top of page
Foto do escritorRedação Avaliar Psicologia

Psicologia Educacional e Escolar



A escola é um local de grande desenvolvimento: é onde adquirimos conhecimentos gerais e socializamos com diversas pessoas diferentes, ali somos apoiados em desafios intelectuais, sociais e físicos, e acabamos com diversas conquistas nesses campos. Podemos considerar então a escola como um local de humanização, uma instituição criada socialmente para suprir as necessidades da sociedade de adequação de seus indivíduos em suas culturas e, como esperado de uma área com um grande foco de interação humana, a psicologia se encontra entrelaçada estudando os acontecimentos que estão ali presentes.


O papel do psicólogo dentro de escolas é apoiar-se em suas teorias e referências para auxiliar no desenvolvimento do ambiente e dos estudantes, sendo necessária a superação de práticas que transformam sua atuação em uma escola-clínica não apenas pelo psicólogo, mas também pelos demais profissionais da educação que atuam no mesmo ambiente.


Mas você sabe qual a diferença entre Psicologia Educacional e Psicologia Escolar?

Segundo Antunes (2007) “a Psicologia Educacional pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento. [...] pode ser entendida como subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo. A Psicologia Escolar, diferentemente, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, a escola e as relações que aí se estabelecem; fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educação, por outras subáreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento”. Ou seja, são terminologias utilizadas na atualidade para diferenciar a forma de atuação que elas possuem, sendo uma ligada a atuação em pesquisa e a outra a atuação em campo, e as duas intrínsecas uma à outra.


No Brasil essa área surge de uma maneira diferente do resto do mundo: enquanto nos outros países a psicologia surge e, após isso, o campo educacional e escolar se consolidam, nas terras verde-amarelas temos os nascimentos de área e subárea ao mesmo tempo, ou seja, enquanto a psicologia surgia por aqui tínhamos também o desenvolvimento de uma Psicologia Educacional e Escolar se consolidando, mas essa é uma conversa que teremos em outro momento, nos aprofundando na história da área.



REFERÊNCIAS:


ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Cad. psicopedag. [online]. 2007, vol.6, n.11 [citado 2022-01-31], pp. 00-00 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492007000100008&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1676-1049.


Barbosa, Deborah Rosária e Souza, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2012, v. 16, n. 1 [Acessado 31 Janeiro 2022] , pp. 163-173. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100018>.


732 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page