top of page

Testes psicológicos para área organizacional e recursos humanos



Quem trabalha com recrutamento e seleção sabe que não é uma tarefa fácil realizar uma contratação para alguma vaga. É necessário identificar o perfil, habilidades, competências entre outras questões nesse momento.


A melhor forma de tentar prever o possível "match" candidato/vaga ou falta de encaixe é o teste psicológico. Afinal, eles ajudam o psicólogo a entender o candidato e descobrir se ele vai conseguir se adaptar bem. Eles ajudam o psicólogo a verificar se a pessoa tem o perfil necessário para absorver a cultura da empresa, ter um bom relacionamento com os colegas e realizar seu trabalho com bons resultados.


Os testes psicológicos podem trazer diversos benefícios para a área organizacional e de recursos humanos, tais como:

  1. Seleção de candidatos mais adequados: os testes psicológicos podem ajudar a identificar características e habilidades importantes para um determinado cargo, permitindo a seleção de candidatos mais adequados para a vaga em questão.

  2. Identificação de potenciais problemas: alguns testes psicológicos podem ajudar a identificar problemas de personalidade ou comportamento que poderiam ser prejudiciais para o ambiente de trabalho. Dessa forma, a empresa pode tomar medidas preventivas antes que esses problemas se tornem maiores.

  3. Desenvolvimento de equipes mais eficientes: os testes psicológicos podem ser utilizados para avaliar as habilidades e preferências de cada indivíduo dentro de uma equipe. Com essa informação, é possível montar equipes mais eficientes, onde cada um desempenha um papel que se encaixa com suas habilidades e personalidade.

  4. Aumento da satisfação dos funcionários: ao utilizar testes psicológicos para a seleção e desenvolvimento de funcionários, é possível criar um ambiente de trabalho onde cada um se sinta valorizado e adequado para seu papel na empresa. Isso pode aumentar a satisfação dos funcionários e reduzir a rotatividade.

  5. Redução de custos: selecionar os candidatos mais adequados para uma vaga pode reduzir a necessidade de treinamento e formação adicional, o que pode resultar em economia de tempo e dinheiro para a empresa.


Confira os testes que nós indicamos para aplicação nesta área. Lembrando que alguns testes necessitam, obrigatoriamente, ser manuseados apenas por psicólogos(as).

 

Testes psicológicos para área organizacional e recursos humanos


1- Teste: LJI-2

Não restrito à psicólogos

Objetivo: Permite a avaliação dos estilos preferidos e de julgamento de um líder em uma série de contextos de tomada de decisão, possibilitando medir a precisão do julgamento ao se defrontar com situações de liderança.

Construto: Liderança situacional.


2- Teste: ESUL Escala de Suporte Laboral

Restrito à psicólogos

Objetivo: avalia a percepção de colaboradores sobre o suporte do contexto do trabalho, com ênfase nas interações sociais e condições materiais oferecidas.

Construto: Percepção dos trabalhadores sobre o suporte laboral.


3- Teste: ESCALA QVT Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho

Não restrito

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida no trabalho relacionada à necessidade de humanizar o ambiente laboral, levando em consideração fatores pessoais associados aos processos produtivos, para proporcionar um ambiente laboral saudável, que possibilite ao trabalhador condições de desenvolver suas atividades com satisfação e bem-estar.

Construto: Qualidade de Vida no Trabalho.


4- Teste: EAE-T Escala de Autoeficácia no Trabalho

Restrito à psicólogos

Objetivo: Avaliar o quanto o trabalhador percebe as próprias capacidades de executar adequadamente suas funções no trabalho, acessar informações relacionadas às normas e procedimentos da empresa, além da capacidade de manter um relacionamento positivo com os colegas de trabalho e lideranças.

Construto: Autoeficácia de trabalhadores quanto à execução de suas funções laborais.


5- Teste: DO Diagnóstico Organizacional

Não restrito.

Objetivo: Verificação do clima organizacional nas seguintes áreas: relações interpessoais e intergrupais, padrões de relacionamento, de comunicação, estilos de liderança, processo de tomada de decisões, planejamento, resoluções de problemas, trabalho em equipe, motivação.

Construto: Clima organizacional.


6- Teste: ADT Inventário de administração do tempo

Não restrito.

Objetivo: Diagnosticar os desperdiçadores de tempo mais comuns do respondente.

Construto: Tempo utilizado no trabalho.


7- Teste: GOPC Guia de Orientação Profissional e de Carreira

Não restrito.

Objetivo: Realizar o levantamento de informações pessoais, acadêmicas e profissionais, a fim de proporcionar reflexões que subsidiem o processo de orientação profissional e de carreira.

Construto: Orientação profissional e de carreira.


8- Teste: ESCALA DE EMPREGABILIDADE

Não restrito.

Objetivo: Avaliar o potencial de Empregabilidade entendida como o conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa conquistar um trabalho ou emprego.

Construto: Empregabilidade.


9- Teste: CLIMOR Escala de Avaliação do Clima Organizacional

Não restrito.

Objetivo: Avaliar o clima organizacional, definido como um conjunto de características estáveis resultantes da interação entre o colaborador (percepção individual), seus colegas (microambiente) e a organização (macroambiente).

Construto: Clima organizacional.


10- Teste: DTO II Diagnóstico Tipológico Organizacional

Não restrito.

Objetivo: Permite criar uma interface entre a descrição de funções e a avaliação de estilo cognitivo ou tipo psicológico como definidos por Carl Gustav Jung em sua obra..

Construto: Personalidade.


11- Teste: EVENT Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho

Não restrito.

Objetivo: Avaliar o quanto as circunstâncias do cotidiano do trabalho influem a conduta da pessoa, a ponto de caracterizar certa fragilidade.

Construto: Vulnerabilidade ao estresse no trabalho.


12- Teste: EALA Escala de Avaliação do Líder Autêntico

Não restrito.

Objetivo: Avalia como o comportamento de um líder se aproxima do que é ser um líder autêntico.

Construto: Comportamento de um líder.


13- Teste: HUMANGUIDE

Restrito para psicólogos.

Objetivo: Analisar a personalidade.

Construto: Personalidade.


14- Teste: BOLIE Bateria Online de Inteligência Emocional

Restrito para psicólogos.

Objetivo: Avaliar aspectos cognitivos e de personalidade relacionados à inteligência emocional.

Construto: Aspectos cognitivos e de personalidade relacionados à inteligência emocional.


15- Teste: BSI Inventário Breve de Sintomas

Não restrito.

Objetivo: Utilizado para tomada de decisão em diferentes contextos que tenham como necessidade conhecer o estado psicológico dos respondentes, monitorar o progresso do tratamento e as mudanças que o tratamento causa nos comportamentos e sintomas psicológicos dos pacientes.

Construto: Somatização, Obsessivo Compulsivo, Sensibilidade Interpessoal, Depressão, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica, Ideação Paranoide e Psicoticismo.


16- Teste: EPR Escala dos Pilares da Resiliência

Não restrito.

Objetivo: Identificar, dentre as características que favorecem uma conduta resiliente, quais delas uma pessoa tem mais ou menos desenvolvidas.

Construto: Resiliência.


17- Teste: AC Atenção Concentrada

Restrito para psicólogos.

Objetivo: Avaliar a capacidade do sujeito de manter a atenção concentrada no trabalho realizado durante determinado período.

Construto: Atenção

 

É importante ressaltar que a utilização de testes psicológicos deve ser feita com cautela e por profissionais capacitados, de forma ética e respeitando os direitos e privacidade dos indivíduos.


Confira mais produtos do nosso site clicando aqui!

198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page