Testes psicológicos que avaliam o construto depressão

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

A depressão provoca angústia mental e pode afetar a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias, que às vezes tem efeitos adversos sobre as relações com a família e amigos. A depressão não tratada pode impedir a pessoa afetada para trabalhar e participar na vida familiar e comunitária.

TESTES PSICOLÓGICOS E A DEPRESSÃO

1. BDI II Inventário de depressão de Beck

RESTRITO A PSICÓLOGOS

Público alvo: A partir de 10 anos.

Aplicação: Individual e coletiva.

Objetivo: O Inventário de Depressão de Beck - Segunda Edição (BDI-II) é um instrumento de​ autoaplicação composto por 21 itens, cujo objetivo é medir a intensidade da depressão.

2. BSI Inventário Breve de Sintomas

NÃO-RESTRITO

Público alvo: Indicado para jovens e adultos a partir de 13 anos de idade

Aplicação: aplicação é realizada em 8min. O teste possui versão lápis e papel e também aplicação/correção online, onde é possível obter os relatórios de interpretação e progresso do paciente.

Objetivo: Trata-se de um inventário de autorrelato, possui 53 itens organizados em 9 dimensões (Somatização, Obsessivo-Compulsivo, Sensibilidade Interpessoal, Depressão, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica, Ideação Paranoide e Psicoticismo). Essas dimensões são denominadas para refletir os padrões de sintomas psicológicos em pacientes gerais e psiquiátricos. Cada item do BSI é classificado numa escala de distresse de cinco pontos (0 a 4), pode ser utilizado para tomada de decisão em diferentes contextos que tenham como necessidade conhecer o estado psicológico dos respondentes, monitorar o progresso do tratamento e as mudanças que o tratamento causa nos comportamentos e sintomas psicológicos dos pacientes.

3. EBADEP - A ; ID; IJ Escala de depressão

Público alvo: Indivíduos dos 07 aos 18 anos de idade;

Aplicação: Individual e coletiva;

Objetivo: A escala é voltada para a avaliação da sintomatologia depressiva, auxiliando no rastreio e nas diferentes fases do tratamento.

RESTRITO A PSICÓLOGOS

Público alvo: Destinado à adultos entre 18 e 59 anos de idade.

Aplicação: Individual e coletiva;

Objetivo: Seu objetivo é avaliar distorções de pensamentos comumente encontradas em pessoas com depressão e está baseada no modelo da tríade cognitiva de A.T. Beck.

AVISO IMPORTANTE

1. NENHUM TESTE É RESPONSÁVEL POR DIAGNOSTICAR UM TRANSTORNO. O diagnóstico tem que ser estruturado por um raciocínio clínico e de uma avaliação completa - que inclua entrevistas, observação, teste, entre outros processos.

1.435 visualizações0 comentário