top of page

Psicologia do Esporte


Em uma visão biopsicossocial da vida, o esportista deve além de cuidar do corpo com os treinos diários, cuidar da sua “cabeça”, “coração” e das relações. Em um time, por exemplo, nada acontece sem a colaboração dos jogadores; antes de uma partida, o estresse e a cobrança excessivas podem prejudicar o desempenho; depois de uma derrota, a culpa pode ser difícil de se superar.


Os aspectos cognitivos, emocionais e psicossociais são inegáveis no esporte. Na cognição, podemos identificar forte influência da tomada de decisão, atenção, concentração, etc.; no emocional, é presente a ansiedade, estresse, autoconfiança, insegurança, etc.; no psicossocial, vemos a liderança, comunicação, união, coesão de equipe, etc.. Então, para potencializar o desempenho, um psicólogo do esporte na equipe multidisciplinar é indispensável.


A atuação dos Psicólogos do Esporte, apesar de muito relacionada aos esportes de alto rendimento, não é exclusiva nesse contexto. Podem ser de grande valia nas práticas de tempo livre, na iniciação esportiva, reabilitação de atletas lesionados, projetos sociais, etc.



Sua atuação pode incluir atividades como:


a) Desenvolvimento dos níveis motivacionais para aprimoramento das sessões de atividades físicas, dos treinamentos e das competições;

b) Regulação dos focos de atenção/concentração, emocional e dos níveis de ativação;

c) Desenvolvimento da relação e confiança entre os jogadores;

d) Facilitação de processos de comunicação funcional entre os membros de equipes esportivas;

e) Aumento de habilidades de resolução de problemas e de tomada de decisões;

f) Seleção de atletas.



A atuação requer conhecimento sobre treinamento esportivo, aprendizagem motora, fisiologia do esporte, da modalidade esportiva que atende e, se atenderá um público infantil, das teorias de crescimento e desenvolvimento humano.



REFERÊNCIAS


“O PSICOLÓGICO” NO ESPORTE. (n.d.). CRP-SP. Retrieved April 14, 2022, from http://www.crpsp.org.br/psicologiadoesporte/pratica.aspx

O que é Psicologia do Esporte? (2012, March 2). Psicologia no Esporte. Disponível em <https://psicologianoesporte.com.br/o-que-e-psicologia-do-esporte/> Acessado em 14 de abril de 2022.

Psicologia do Esporte. (n.d.). Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. Disponível em <Retrieved April 14, 2022, from https://crpsc.org.br/psicologia-do-esporte> Acessado em 14 de abril de 2022.

Psicologia do Esporte. (2020, August 20). CEPPE - Psicologia do Esporte | Disponível em <Psicologia do Esporte. https://ceppe.com.br/psicologia-do-esporte/> Acessado em 14 de abril de 2022.

Vieira, L. F., Vissoci, J. R. N., Oliveira, L. P. de, & Vieira, J. L. L. (2010). Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em estudo, 15(2), 391–399. Disponível em <https://doi.org/10.1590/s1413-73722010000200018> Acessado em 14 de abril de 2022.


100 visualizações0 comentário
bottom of page