top of page

Avaliação Psicológica - Cartilha/2022

Atualizado: 27 de mar. de 2023


O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publica a nova edição da Cartilha de Avaliação Psicológica, que traz às(aos) profissionais da Psicologia informações de natureza ética, teórica e metodológica sobre a avaliação psicológica, e tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços psicológicos oferecidos à sociedade brasileira.


A publicação foi elaborada pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP com o objetivo de orientar a categoria e os Conselhos Regionais de Psicologia em questões relativas à avaliação psicológica no exercício profissional da(o) psicóloga(o).


 

Sumário composto por:


- Questões gerais sobre avaliação psicológica.

- Questões sobre o uso dos testes psicológicos.

- Avaliação psicológica no trânsito.

- Avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo.

- Avaliação psicológica em concurso público.

- Avaliação psicológica no contexto das cirurgias eletivas.

- Avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho.

- Avaliação psicológica no contexto da aviação.

- Avaliação psicológica para pessoas com deficiência.

- Referências

- Anexos

 
  • O que é Avaliação Psicológica?


A Avaliação Psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento e com as demandas exigidas, requer metodologias específicas. A Resolução CFP nº 9/2018, em vigência, define a Avaliação Psicológica como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.


  • Qual é a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos. A testagem psicológica, por sua vez, diz respeito à aplicação dos testes psicológicos e obtenção de informações a partir dessa testagem. Assim, a testagem psicológica é uma etapa da avaliação psicológica. Na literatura científica é assinalado que a avaliação psicológica deve considerar o contexto em que o avaliando está inserido, atentando para seus determinantes biopsicossociais. A avaliação psicológica refere-se a processo. Embora pareça que a distinção entre avaliação psicológica e testagem psicológica esteja superada, é imperioso que as práticas psicológicas incorporem tais diferenças.

 

Confira a cartilha clicando aqui: CARTILHA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 2022



 

Referência:


Conselho Federal de Psicologia

https://site.cfp.org.br/

898 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page