• Redação Avaliar Psicologia

1 ano de pandemia: Lições sobre Resiliência e Saúde Mental



Em 17/02/2020 o governador de SC decretou situação de emergência por conta da pandemia de coronavírus no estado. A decisão foi tomada após o primeiro registro de transmissão comunitária em território catarinense da Covid-19 - quando não é mais possível saber a origem da contaminação.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom


Desde então, uma série de medidas restritivas começaram a vigorar como uma forma de conter a proliferação do vírus no estado.

De lá para cá essas medidas foram aprimoradas, relaxadas ou restritivas dependendo do momento da pandemia ou mesmo do momento político que estivemos vivendo no estado.


De muitos aprendizados que podemos ter numa situação de crise neste último um ano muito se falou sobre resiliência e saúde mental, pois nós:

  • Descobrimos o quanto somos seres sociais e o quanto da nossa vida é comunitária e compartilhada;

  • Descobrimos como trabalhar ou reinventar a forma como trabalhamos;

  • Descobrimos como ter aula, dar aula e/ou acompanhar a aula com os pequenos em casa;

  • Aprendemos a conviver com uma ansiedade compartilhada e tivemos que aprender estratégias para lidar com nossa ansiedade particular;

Por esses e outros aprendizados, a resiliência foi (e tem sido) fator fundamental para a manutenção da nossa saúde mental.

Por definição, a Resiliência psicológica é "a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas".⠀

Para avaliar essa capacidade de resiliência, indicamos o teste Escala dos Pilares da Resiliência (EPR).⠀

Com o objetivo de identificar, dentre as características que favorecem uma conduta resiliente, pode ser aplicada com adultos com idade igual ou acima de 18 anos e com escolaridade a partir do Ensino Fundamental (no mínimo cursando).

A escala avalia 11 fatores:

🌱Aceitação Positiva de Mudança;

🌱Autoconfiança;

🌱Autoeficácia;

🌱Bom Humor;

🌱Controle Emocional;

🌱Empatia;

🌱Independência ;

🌱Orientação Positiva para o Futuro ;

🌱Reflexão;

🌱Sociabilidade e

🌱Valores Positivos


Por tudo que ela avalia, a EPR é nossa principal recomendação quando nos perguntam sobre com o que compor a bateria de testes quando se quer avaliar capacidade de superação e aceitação de mudanças.


Para conhecer mais sobre a escala, é só clicar aqui.


2 visualizações0 comentário

CONFIANÇA

em avaliações psicológicas

© Copyright - Todos os Direitos Reservados - CNPJ.: 18.329.578/0001-51